JUSTIFICATIVA
A entrada do novo milênio foi caracterizada pelos avanços tecnológicos. O campo que mais avançou foi, nitidamente, o da informática. A informática tomou conta de todo o cotidiano dos cidadãos, tornando-os, de certa forma, dependentes desta tecnologia. Dependentes de forma sadia, dado que a tecnologia não aliena e sim auxilia em todas as atividades.
Essa “revolução” tecnológica logo trouxe à tona uma nova forma de comunicação: a Internet. Tal meio mostrou-se extremamente necessário tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional neste mundo globalizado.
Entretanto, vivemos em uma sociedade extremamente desigual e percebemos um enorme crescimento no que diz respeito à exclusão social. Esse cenário preocupante vem sendo combatido por projetos sociais, que se multiplicam a cada dia. Então percebe-se que a tecnologia tem, também, que fazer parte deste contexto social.
OBJETIVO GERAL
1 - Criar uma infra-estrutura para um programa de inclusão digital, melhorando o acesso e abrindo novos canais de expressão para a população de baixa renda; 2 - Buscar parceiros; 3 - Criar uma comissão para elaboração e execução deste projeto; 4 - Criar meios de auto sustentação para arcar com os custos fixos desses programas como: Luz; Telefone; Materiais de Limpeza; Materiais de consumo; etc
OBJETIVO ESPECÍFICO
Nosso objetivo é desmistificar a informática para crianças, adolescentes, jovens e adultos fornecendo-lhes conteúdos teóricos e práticos, onde os mesmos estarão capacitados para acompanhar a evolução dos softwares no mercado de trabalho. Inicialmente o projeto se constituirá de um Curso Básico de Informática, onde serão ministradas aulas de WINDOWS, WORD, EXCEL, POWER POINT e a interatividade com a INTERNET. Com o curso de informática estaremos capacitando estes jovens e aumentando suas perspectivas para o futuro, além de criarmos estímulos para que os valores éticos e profissionais sejam por eles assimilados. Nossa proposta é articular ações e executar serviços de orientação, apoio e promoção social dos participantes e seus familiares que estão no processo de exclusão social, viabilizando um trabalho de caráter preventivo e transformador através do módulo de atividades.
PÚBLICO ALVO
O público alvo deste projeto será pessoas de baixa renda, principalmente entre 16 e 30 anos. Desta forma atingiremos diretamente o público que está ingressando no mercado de trabalho ou que já está no mercado e precisa ampliar seus conhecimentos.
Os cursos de informática, apesar de pulverizados, ainda tem um alto custo para essa parte da população. Então o desafio é trazer esse público que até então vê barreiras para se inserir no mundo informatizado e assim garantir melhor colocação no mercado de trabalho.
Esse público interagindo com a tecnologia irá fomentar um crescimento da cultura na comunidade e assim chegaremos ao nosso objetivo de contribuir para formar uma sociedade cada vez melhor.
ESTRATÉGIA
Os parceiros são fundamentais à formação de uma infra-estrutura para execução do projeto. Com a mobilização das iniciativas privadas juntas aos órgãos públicos e ao SASE, daremos continuidade para o fim da Exclusão Digital.
Os resultados deste empreendimento enriquecerão as ações dos parceiros e farão com que seus objetos comerciais sejam cada vez mais bem vistos aos olhos do mercado. Os parceiros sabem que além da gratificação social, há, também, um enriquecimento do seu produto. É fato!
Em toda e qualquer ação do programa na sociedade, aparecerá a logomarca dos parceiros e será divulgada a sua colaboração junto a esta luta solidária. Visto que ações como estas são vistas pela população e pelos órgãos premiadores como fatores essenciais de garantia de qualidade do seu produto.
A garantia que os parceiros terão é que serão aproveitados os 100% dos recursos em prol de toda a comunidade.
PLANO DE TRABALHO / EXECUÇÃO
O projeto se divide em três etapas:
1 - Formação de uma Comissão de Professores;
2 - Elaboração de Ementa e Cronograma de Execução,
3 - Avaliação constante do aprendizado.
1 - Formação de uma “Comissão” de Professores: essa comissão será formada por professores que trabalharão voluntariamente. A qual será formada, inicialmente, por 5 pessoas.
2 - Elaboração de Ementa e Cronograma de Execução: Conforme descrito no objetivo específico, num primeiro momento, será elaborada ementa para utilização básica do computador. Posteriormente, tem-se como meta elaborar ementas de cursos de nível avançado.
3 - Avaliação contínua do aprendizado: Ao final de cada aula serão aplicados exercícios com o intuito de acompanhar o desempenho do aluno e proporcionar a ele um meio de colocar em prática o conteúdo transmitido em classe.
CONTRAPARTIDA DA ORGANIZAÇÃO
Uma sala de informática com ar condicionado, 10 mesas, dez cadeiras e um quadro branco.
|